sexta-feira, 21 de março de 2008

Pior Acidente acontecido em Le Mans, 1955 um ano Trágico para o automobilismo



Em 1955, a Mercedes o convidou Pierre Levegh para guiar um dos seus 300SLR, em dupla com o americano John Fitch. Nos outros dois carros, vão Fangio e Kling. Começa a corrida e Fangio e Mike Hawthorn, num Jaguar, começam um verdadeiro racha, sensacional. Pelas 18:30, Hawthorn vem pela reta dos boxes muito rápido e de repente, após ultrapassar um pequeno Austin-Healey pilotado por Lance Macklin, resolve entrar nos boxes, à sua direta (não havia muro separando a pista dos boxes). Freia forte e desvia para os boxes. Macklin, no reflexo, joga seu carro para a esquerda, no exato momento que Levegh, em seu Mercedes, vem passando, a uns 250 km/h. Não há tempo para nada.
O Mercedes sobe na traseira do Austin-Healey, bate ainda na mureta entre a pista e a tribuna e, voando em chamas e aos pedaços, cai em cima do público. Morrem 83 espectadores e tembém Pierre Levegh. Os organizadores decidem não paralisar a prova: se o fizessem, o congetsionamento na saída do circuito prejudicaria o transporte dos feridos. Às duas da madrugada, a Mercedes retira seus carros da prova.. Hawtorn vence e mais tarde é declarado inocente do ocorrido.
No final de 1955 a Mercedes se retira também da Fórmula 1. Ainda como conseqüência do acidente em Le Mans, a Suíça decide banir de seu território as competições automobilísticas - a proibição dura até hoje. Depois de Le Mans-1955, o automobilismo nunca mais seria o mesmo.

Quer saber um pouco mais sobre Le Mans dê uma olhada aqui

4 comentários:

Anônimo disse...

tragico mesmo, o pior é q a corrida continuou como se nada tivesse acontecido.outra coisa e naum havia arquibancadas seguras para as pessoas.axo q depois desse acidente é q tomaram uma atitude.

Luizrhn disse...

é cara foi bem triste esse acindente, o pior que q não foi só o Levegh que perdeu a vida, muitas pessoas inocentes que estavam apreciando a corrida abacaram falendo, mas é sempre assim, tem que morrer pessoas pra que se tomem uma atitude, se tivesse o muro separando os boxes da pista isso poderia ter sido evitado.

Anônimo disse...

Luiz, apesar de tragico foi ela vc achar este video, q é de um acontecimento muito importante mesmo

Luizrhn disse...

Rick faz tempo que tava na promessa esse video, então achei que já estava na hora de colocar, é apesar ser um video trágico, é um acontecimento que não pode ser esquecido, bom não tem nem como esquecer esse terrivel acidente